Sistema Linfático


Com barrigão e feliz? Consulte conosco os pacotes especiais para gestantes.

Além de praticar atividades físicas, ingerir líquidos e manter uma dieta balanceada, com pouco sal, um dos métodos mais recomendados que pode ser usado para amenizar o inchaço durante a gravidez, e contribuir para o bom funcionamento do sistema circulatório, é a drenagem linfática.

Classificada como uma espécie de massagem, é uma técnica criada na Europa por volta dos anos 30, e estimula os gânglios linfáticos, melhorando seu funcionamento e, consequentemente, a circulação sanguínea e escoamento dos líquidos retidos. A partir de movimentos leves e lentos, e realizada somente por profissionais devidamente treinados e habilitados, elimina toxinas e diminui o tão temido e incômodo inchaço, naturalmente.

Mas, apesar de parecer uma ótima solução para aliviar o chamado “peso” extra nas pernas, por exemplo, não são todas as grávidas que podem fazer e não é autorizado em qualquer período da gestação – cada tipo de gravidez é um caso. A palavra-chave em questão é CAUTELA e, independente de qualquer recomendação, é essencial que a gestante converse com seu obstetra e só tente o tratamento depois do aval dele. Lembre-se: durante a gravidez, todo cuidado é pouco.

“Considero que nem 10% das drenagens são realizadas de forma correta. Não existe nenhum estudo científico sobre o risco desse tratamento, então é preciso ter muito cuidado”, alerta o ginecologista e obstetra Abner Lobão. Uma drenagem linfática mal feita pode induzir o parto, se realizada a partir dos seis meses, ou favorecer um aborto, se feita até os três. Quando realizada por profissionais competentes, não oferece riscos à gestante.

É importante ressaltar que, apesar de parecer uma massagem simples e estar disponível até mesmo em salões de beleza, a drenagem linfática exige um profissional qualificado, preferencialmente um fisioterapeuta. “A pressão das mãos do terapeuta é um elemento essencial para a massagem. Normalmente, terapeutas não qualificados e acostumados a massagear clientes que buscam resultados estéticos acham que a força emitida pelas mãos vai interferir no resultado alcançado, e isso para uma grávida pode ser perigo. Em hipótese alguma, a drenagem linfática deve ser feita com força. Também vale lembrar que a área da barriga não deve ser massageada, isso é essencial”, conta a fisioterapeuta Mariana Lopes da Veiga.

Essa matéria está no site da Revista Crescer. Veja CLICANDO AQUI.

Prepare-se Para o Verão, Confira as Dicas!


A maioria de nós não se estressa com um pouquinho de excessos na barriga durante o inverno. Afinal, a pochetinha pode ser camuflada por camadas de roupa e, em último caso, por uma cinta modeladora. Mas nesta época do ano você está a caminho de um lugar onde não há blusa ou acessório milagroso capaz de salvar sua pele: a praia. Com ajuda profissional, chegamos a um plano de fitness para chapar a barriga. De quebra, elegemos 40 dicas para ajudá-la a tirar a roupa cheia de orgulho.
40 dicas para acabar com a barriga

1. Erva Liberada
Extraída de uma planta brasileira, a PholiaMagra acelera o metabolismo, promove a drenagem do excesso de líquido do corpo e reduz o apetite. Encontrada em farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais, está disponível na forma de cápsulas e de goma, que se parece com uma bala.

2. Pisada de bola
Não pise: sente-se na bola. A fit ball, aquela das aulas de pilates, pode substituir a cadeira no escritório. Para manter o equilíbrio, você colocará o core — área que inclui os músculos do abdômen, da lombar e dos quadris — para trabalhar.

3. De flor em flor
O chá de hibisco regulariza o intestino, combate a retenção de líquidos, reduz a absorção de gordura e melhora a digestão. Compre a flor desidratada em lojas de produtos naturais ou o chá pronto em supermercados. Tome até 4 xícaras por dia.

4. Caminho das Índias
A kapalabhati, técnica de respiração iogue, melhora a circulação, tonifica os músculos abdominais e relaxa. Sente-se com as costas eretas e respire profundamente três vezes, inflando o abdômen. Em seguida, inspire e expire rapidamente pelo nariz, como se levasse soquinhos na parte alta do abdômen. Faça três séries de 20 repetições, relaxando por alguns segundos entre elas, e aumente devagar

5. Pretinho básico
Pesquisadores da Universidade de Chung Hsing, em Taiwan, divulgaram a notícia dos sonhos: chocolate, especialmente o amargo, emagrece. Agradeça aos ácidos fenólicos, que agem sobre o hormônio da saciedade e queimam calorias. Coma 30 g por dia.

6. Massagem no ego
A drenagem linfática combate a retenção de líquido, diminuindo a barriga e aumentando os elogios. Já na primeira sessão é possível observar uma melhora no inchaço e na circulação. Mas, para que os resultados efetivos apareçam, recomendam-se dez sessões. Agende uma ou duas por semana.

7. Pimenta nos olhos
A pimenta-preta estimula a liberação de ácido no estômago, o que irrita e incha a barriga. Mas, se você gosta do sabor picante (e não tem problema estomacal), consuma malagueta, dedode- moça, caiena, habanero e jalapeño. A capsaicina presente no fruto da pimenteira faz com que o organismo trabalhe duro para digeri-la, gastando calorias e se abastecendo dos depósitos gordurosos.

8. Trilogia do leite
Cientistas da Universidade do Tennessee, nos EUA, demonstraram que o cálcio combate o acúmulo de gordura e diminui a resistência à insulina, facilitando a queima da banha. Consuma três porções diárias, como um pote de iogurte no café da manhã, um sanduíche com uma fatia de queijo branco no lanche da tarde e um copo de leite na ceia.

9. Resultado original
Na jornada pela barriga seca, a maçã não é o fruto proibido. Seu alto teor de pectina acelera o trânsito intestinal, evitando os gases. Ela também previne a retenção de líquidos, por sua ação diurética. Coma uma por dia, com casca.

10. Na ponta dos dedos
Aplicados diariamente, os cremes auxiliam na guerra à gordura localizada. Empresas criam, batizam e registram seus princípios ativos, mas alguns ingredientes compõem diversas marcas:
Carnitina: Acelera a quebra de gordura.
Xantoxilina: Age sobre o metabolismo da gordura nas células, combatendo o estoque e facilitando a quebra e a eliminação.
Arnica: Melhora a vascularização.
Cafeína: Acelera o metabolismo.
Vitamina E:Tem ação anti-inflamatória e vasodilatadora, melhorando a circulação da linfa e, logo, diminuindo o inchaço.

11. Vestida para arrasar
Com as gorduras. Um estudo realizado na Universidade de Wisconsin, nos EUA, não deixou dúvidas: quem se veste de maneira confortável gasta mais calorias no dia a dia. Troque o salto pela rasteira e o jeans skinny pelo boyfriend.

12. Vitamnina AH!
Quando falta vitamina A no organismo, o umbigo salta. Isso porque o nutriente, presente em vegetais alaranjados, regula os genes que atuam na formação das células de gordura. A recomendação diária para mulheres é de 700 mcg, contida em uma manga.

 
13. Inspire, expire...
...fundo e pausadamente, sentindo o abdômen sair e entrar, sem estufar o peito. Além de ativar a musculatura da região, deixando-a tonificada, a técnica combate a ansiedade. Uma equipe da Universidade Wake Forest, nos EUA, descobriu que o stress aumenta o tamanho das células de gordura e leva o organismo a acumular banha lá mesmo: ao redor da sua cintura.

14. Código de conduta
Em vez de ficar estressada dentro do carro, use o tempo ocioso para malhar o abdômen. Quem ensina é Victor Matsudo, coordenador do Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul (SP): “Erga a perna esquerda levemente, só até tirar o pé do chão, e segure por alguns segundos. Depois, faça o mesmo com a direita. Repita com as duas juntas”.

15. Efeito estufa
Infusões de hortelã, menta e camomila aceleram a digestão e combatem a flatulência. Prefi ra a erva in natura, embora os chás vendidos em saquinhos também proporcionem esse efeito. O ideal é que a bebida não seja adoçada.

16. Com vocês, o arroz preto
Coloque duas ou três colheres desse grão no seu prato, todos os dias. Uma pesquisa do Instituto de Agricultura de Campinas revelou que essa variedade conta com 30% mais fibras do que a versão integral.

17. Água aromatizada
Receita para hidratar e acalmar o sistema digestivo:
• 2 litros de água
• 1 colher (chá) de gengibre fresco ralado
• 1 pepino médio sem casca e cortado em fatias finas
• 1 limão médio cortado em fatias bem finas
• 12 folhas de hortelã
Misture os ingredientes em uma jarra e deixe descansar por 2 horas.

18. Pureza virgem
O óleo extraído da azeitona reduz a velocidade da digestão, mantendo a saciedade por mais tempo, além de equilibrar hormônios que combatem o volume sob o umbigo. Um estudo do periódico British Journal of Nutrition apontou a quantidade ideal: 2 colheres (sopa) por dia. Despeje o tipo extravirgem no prato já pronto.

19. Barriga saliente é uma trizteza
E tristeza dá barriga. Componentes inflamatórios produzidos pelo organismo de pessoas deprimidas facilitam o acúmulo de gordura visceral. Além disso, a depressão eleva os níveis de cortisol no sangue, aumentando as taxas de glicose e a gordura estocada. Exercícios leves, acupuntura e meditação levantam o astral.

20. Gordura aliada
Segundo um estudo do Hospital Universitário Rainha Sofia, na Espanha, o consumo de alimentos ricos em ácidos graxos monoinsaturados (nozes, amendoim, óleo de canola, abacate) estimula a produção de adiponectina, substância capaz de murchar a barriga.

21. Fora da ordem
Na academia, varie os exercícios, a sequência e as cargas. “Para se desenvolver, os músculos precisam de diferentes níveis de exigência”, afirma Júlio Cerca Serrão, coordenador do Laboratório de Biomecânica da Faculdade de Educação Física da USP. O ideal é repaginar o treino a cada quatro semanas.

22. Peito para fora
Manter a postura ereta ajuda a deixar o abdômen chapado e com boa circulação, o que leva à queima da gordura localizada. Além dos exercícios abdominais, aposte no alongamento, que corrige o desvio muscular provocado por movimentos incorretos.

23. Peixe dentro d'água
“A natação é uma ótima escolha para combater a barriga”, diz a personal trainer Melissa Paladino Camphell, de São Paulo. Seus movimentos trabalham o core e a resistência da água tonifica os músculos. O estilo costas é um dos melhores para esse fi m, já que o corpo fica estável na superfície. No craw, a rotação dos quadris trabalha os oblíquos. Para ver mais resultado, contraia o abdômen e nade com vigor.

24. Cascagrossas
Um estudo da Universidade Harokopio, na Grécia, apontou que quem ingere cereais integrais tem os níveis de adiponectina, substância envolvida na diminuição das células gordas, mais equilibrados. Para obter esse efeito, coma três porções diárias. De manhã, consuma 2 colheres (sopa) de granola ou aveia. No almoço, coloque a mesma quantidade de arroz integral no prato e à noite faça um sanduíche com uma fatia de pão de centeio.

25. Micro-organismos, Macrorresultados
Um estudo do periódico Alimentary Pharmacology and Therapeutics revelou que o desequilíbrio entre as bactérias que habitam o nosso intestino faz com que o funcionamento do órgão fique mais lento — por tabela, a barriga incha. Para colocar ordem no pedaço, entram em cena os probióticos. Um potinho de iogurte enriquecido com probióticos por dia já é o suficiente.


26. Questão de fibra
“A fibra favorece o aumento da secreção de colecistoquinina, hormônio que promove a saciedade”, diz Zuleika Halpern, endocrinologista, de São Paulo. Além disso, combate a constipação, que incha a barriga. Consuma os dois tipos — solúveis e insolúveis —, presentes nos cereais matinais. Mas não exagere. “Mais de 20 g diários provoca gases, diarreia e inchaço”, diz Tamara Mazaracki, nutróloga, do Rio de Janeiro.

27. Barriga cheia
Encha a cara — e a barriga — de água e suco. Os líquidos, além de favorecerem o funcionamento do intestino, combatem a retenção hídrica. Os especialistas recomendam entre 1 e 2 litros, o que significa de quatro a oito copos por dia. Mas uma boa maneira de se balizar é respeitar a sua sede e fi car de olho no xixi. Se ele estiver clarinho, bom sinal.

28. Pança frita
Além de serem ricas, ou melhor, milionárias em calorias, as frituras são digeridas lentamente, fazendo com que a barriga fique inchada. Frite o ovo na água: coloque meio dedo do líquido na frigideira e, quando ele ferver, jogue o ovo no centro e espere cozinhar.

29. Dieta do Natal
Cinco amêndoas por dia equilibram o nível de açúcar no sangue e ativam o metabolismo, segundo uma pesquisa do periódico International Journal of Obesity. Três unidades de nozes, castanhas e avelãs também servem.

30. Ladeira abaixo
Praticar mountain bike endurece o core e queima calorias, graças ao equilíbrio necessário para andar de bicicleta em terrenos acidentados. Benefício parecido é obtido quando você pedala de pé na aula de spinning.

31. Mãos à horta
Adicionar às suas receitas alecrim, salsa, manjericão, orégano e coentro, entre outros temperos, oferece duplo benefício na batalha contra os quilos extras. Além de dar sabor aos pratos light, eles têm ação diurética e digestiva, evitando os gases.

32. Na Praia e em Casa
Coloque água-de-coco na lista de compras. Ela é pouco calórica, tem ação diurética, combate a fome e evita a constipação. Se optar pela versão em caixinha, prefi ra uma marca sem aditivos químicos.

 
33. Dica quente
Verduras e legumes crus são saudáveis, mas dilatam o estômago. Reduza o efeito ingerindo os alimentos cozidos.

34. Bituca no lixo
Como se você precisasse de mais um motivo para apagar o cigarro: pesquisadores britânicos da Universidade de Cambridge advertem que quem fuma acumula mais gordura na barriga.

35. Chá antipança
“Os chás verde e branco têm catequinas, que auxiliam na redução da gordura abdominal”, afirma a nutricionista Livia Hasegawa, de São Paulo. Além disso, a combinação com os polifenóis também presentes nas bebidas ativa o metabolismo, desincha, reduz o açúcar no sangue e favorece o funcionamento do intestino. Consuma de 3 a 5 xícaras por dia.

36. Aroma (gra) terapia
O cheiro do grapefruit estimula o sistema linfático, combatendo o inchaço e reduzindo o apetite. Já o de hortelã dá pique, enquanto o de camomila reduz a ansiedade. As essências podem ser pingadas em aromatizadores ou acrescentadas na formulação de cremes.

37. A hora e a vez do glucomanan
Guarde esse nome. Trata-se de uma fibra natural que, no intestino, absorve água e forma um gel que retarda o processo de digestão, aumentando a saciedade. Vendida em farmácias homeopáticas, deve ser prescrita por um médico ou nutricionista.

38. Regime molhado
Abuse dos alimentos ricos em água, como pera, melancia e pepino. Eles diminuem a concentração de insulina, hormônio que ativa o estoque de gordura.

39. Bons sonhos
A falta de sono acaba com a disposição para malhar, provoca queda nos níveis de leptina, hormônio da saciedade, e eleva os da grelina, hormônio que aumenta o apetite. Para contar carneirinhos, tome 1 xícara de chá de melissa ou de camomila à noite. As ervas não só nos induzem ao sono como aliviam os desconfortos gastrointestinais, que atrapalham as horas sob os lençóis. Fazer sexo também ajuda a relaxar.

40. A favor da maré
Dentro de um barco ou no aparelho de musculação que leva o nome de remada, os movimentos característicos do remo deixam os músculos da região central do corpo fortes e torneados.

Esta discas estão no site Women'sHeatlh, veja CLICANDO AQUI.
 
Vidange © 2011 | Designed by Ibu Hamil, Adaptado por Tangente Comunicações [77] 8807-4044